Thursday, May 26, 2011

Começou a temporada !!!!

Depois de passarmos o inverno em Pescara na Italia voltamos ao trabalho pesado.
Muita manutenção feita ainda na Italia, motores, geradores, dessalinizador, ar condicionados, bote e motor de popa, 2 jet skis, muita coisa hidráulica e elétrica, sistema de TV reinstalado, foi trocada a antena de TV por uma européia e muitas outras coisas que não vou me lembrar agora.
Com tudo pronto ou quase pronto, fiz a papelada de saída e partimos para Montenegro para abastecer, pois o óleo diesel estava por €0,76 o litro com o tax-free, que é uma facilidade para barcos de bandeira estrangeira em transito, ou seja , abastecer e cair fora. Na Italia o óleo a preço de bomba era de €1,45.
Saímos com uma previsão de tempo espetacular com ventos zero e ondas zero, um milagre depois de algumas semanas muito ruins que tivemos antes de partir.
Com algumas horas de navegação o estabilizador aqueceu e fui obrigado a mante-lo centralizado sem operar até que encontrasse a causa do problema.  Era com certeza algo com a refrigeração que vem do motor principal de boreste, mas a reversão que também é refrigerada pela bomba de água salgada do mesmo motor não aqueceu, muito estranho. Mas depois de dar uma olhada com calma vi que o problema estava na refrigeração do óleo hidráulico do estabilizador. Depois de abastecer na Marina Porto Montenegro, consegui atracar num cais por umas horas para limpar o trocador de calor do estabilizador. Depois de algumas horinhas de trabalho voltamos ao mar e tudo seguiu tranquilo. Ótimo !
Horas depois, na costa da Albania já chegando a Corfu, forcei o motor um pouco para verificar como estavam as coisas e o reversor esquentou junto com o estabilizador. SACO !
Bom, a última peça a ser verificada era o trocador de calor do óleo do hidráulico do bow-thruster que é por onde passa toda a água que refrigera o resto, por sorte consegui um dealer Caterpillar que fez o trabalho bem rápido encontrando um pedaço de alguma coisa dentro do trocador. Mais uma boa notícia.
Agora estamos na faxina e alguns muitos consertinhos mas já na reta final para deixar tudo OK para os convidados.
Da Grécia vimos pouco ou quase nada, depois de 15 de junho teremos uns dias para mais algum trabalho e poder ver a tal da Grécia.