Wednesday, March 23, 2011

Temporada Mediterraneo 2010

Enquanto a temporada  2011 não chega resolvi postar alguma coisa da temporada 2010.

Mapa de nossa primeira trip de 2010

Começamos o ano na Sardenha, onde passamos um inverno muito bom. Bons amigos, lugares lindos, windsurf espetacular e o trabalho que fluiu muito bem. Neste ano nevou um pouco no Monte Limbara e em  Tempio, que é uma cidade linda toda de pedra, bem medieval.

Gabi nas fotos no caminho para o Monte Limbara.

O caminho já vale ....

A Sardegna é muito conhecida pela Costa Smeralda que reamente tem uma água inigualável, casas maravilhosas, praias lindas, Porto Cervo e Porto Rotondo, que são marinas com lojas de marcas famosas e restaurantes maravilhosos e bem caros para simples mortais como eu!
A marina de Porto Cervo, por exemplo, pode custar para barcos grandes €1.000,00 por uma única noite, fora despesas de energia elétrica e água. Para ter uma idéia, nosso barquinho gasta em média €80,00 a €100,00 por dia numa marina média, o que não assusta, já que ficando no gerador nosso custo vai a mais de €240,00 ao dia.

Na foto o Capo Coda Cavallo, uma das maravilhas da Costa Smeralda. Ao fundo pode-se ver o vento forte que tive a sorte de aproveitar bastante, apesar do frio louco do inverno Sardo.

Vista da estrada que vai para Porto Cervo. Bem ao fundo a Isola Tavolara, que é vista de quase toda a Costa Smeralda. Linda!

Mas a Sardegna tem uma outra face que é a verdadeira vocação e história do lugar, o interior.
Com a criação de cabras, fabricação de queijo de cabra (pecora http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecora), o famoso Pecorino Sardo, o aspargo selvagem que pegávamos na beira da estrada, o javali selvagem (cinguiale) que tivemos a sorte de conseguir comprar uma peça de um açougueiro conhecido, que nos garantiu que o bicho tinha sido morto a tiros mesmo, nada de criação. A carne é diferente, mais saborosa. Muito bom também é o que eles chamam de agriturismo, que na verdade é um hotel-restaurante-fazenda que tivemos também a oportunidade de ir.
No agriturismo que fomos o almoço é servido a um preço fixo e tem hora para começar. O dono era um senhor que usava uma roupa típica, super simpático.
Tudo que foi servido, do antipasto com "prosciutti", queijos, pães, os  "primi piatti" com massas e um prato típico chamado "zuppa gallurese", aos "secondi" com carne de porco (maiale) e outras. O vinho e até a água eram produzidos na fazenda. Sem comentários.

Comidinha boa !!

Il Capo

La copia!

Na Sardegna encontramos bons profissionais, inclusive dois vieram a Pescara este ano nos ajudar, Gianni eletricista TOP e Marcelo, um cara que além de cuidar dos meus ar condicionados e dessalinizador, cozinha muito bem, talvez por ser filho da dona de um restaurante de beira de praia em Golfo Aranci. Marcelo este ano me ensinou a fazer um carbonara muito simples e muito bom.
Meu barquinho terminando o makeup no Cantiere Costa Smeralda em Olbia - Sardegna se preparado para a dura temporada.

Marcelo Manzoni, eu e Gianni Fresi, bons amigos e grandes profissionais. Quem precisar é só pedir que mando as coordenadas.

Em maio, começamos o giro com os convidados rodando pela Costa Smeralda com direito a ver a Louis Vuitton Cup, contando com a presença de top-sailors como Torben Grael e Robert Scheidt a bordo do Luna Rossa, equipe italiana de muito prestígio.

Foto exclusiva da regata

Depois da Costa Smeralda fomos a Corsega (Bonifácio) que é um dos lugares especiais que conhecemos aqui no Mediterraneo. Depois Alghero, que fica no lado noroeste da Sardegna. É uma cidade muito antiga e muito interessante, com fabricação de jóias em coral vermelho, que é uma coisa típica da região. Visitamos a Gruta de Netuno, que é indescritível, e outras ilhotas e grutas muito especiais.

Bonifácio- La Corse
Vista espetacular

A seta indica nossa posição na foto acima.

Gruta de Netuno, Alguero-Sardegna

Uma dos muitos lugares especiais em Alghero

Na volta, lá pelas 5 da manhã, resolvi com meu imediato Marcelo, jogar uma linhazinha na água e tentar agradar o patrão com um peixinho para o almoço. Para a nossa surpresa pegamos um atum yellow-fin de quase 50 quilos. Coloco a foto para não ficar como pescador contador de histórias.

Big sashimi !

O nosso atum já em Porto Cervo

Voltamos a Olbia para o desembarque dos convidados e preparar o barco para uma viagem para Palermo na Sicília, onde esperamos os convidados para uma nova etapa.
Volto para terminar este post mais tarde ... cansei !!!